Durante as apresentações, os integrantes do grupo abordam aspectos históricos e culturais do samba de raiz, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial brasileiro. Com música, diálogo e interação, os artistas fazem um passeio pela história do ritmo no contexto nacional e catarinense, apresentam instrumentos, curiosidades e, ao final, convidam as crianças a participar da roda e experimentar os sons do samba.
O grupo é reconhecido pela força de seu coro — formado pelas cantoras Clara Raulino e Jandira Souza —, pela percussão vibrante de Dôga Delatorre, Fabrício Gonçalves, Giovana Dutra e Leandro Banana, e pelo acompanhamento de Raphael Galcer (violão) e Jean Leiria (cavaquinho).
Natural de Itajaí e proponente do projeto, Raphael Galcer assina a direção artística da proposta e destaca a importância da ação: “Levar o samba às escolas é uma forma de manter viva a história desse gênero tão essencial para a cultura brasileira, e de mostrar às crianças que o samba é, antes de tudo, um espaço de convivência, diversidade e alegria”, afirma o músico.
O “Samba da Antonieta nas escolas” conta com o patrocínio do Porto de Itajaí, da Autoridade Portuária do Porto de Santos, do Ministério dos Portos e Aeroportos e do Governo Federal.
Sobre o Samba da Antonieta
O Samba da Antonieta, herdeiro do grupo Um Bom Partido, mantém há mais de 25 anos a tradição do samba em Florianópolis, com apresentações gratuitas em espaços públicos que valorizam a diversidade e a inclusão social. Desde 2021, suas rodas acontecem na Rua Victor Meirelles, em frente ao antigo colégio Antonieta de Barros, que inspirou o nome do grupo.
Reconhecido por sua trajetória, o grupo já se apresentou ao lado de grandes nomes do samba, como Leci Brandão, Monarco e Bezerra da Silva, e recebeu prêmios como o Troféu Kizomba (1999) e o Prêmio de Primeiro Lugar em Partido-Alto (2002). Em 2023, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina por seu papel na preservação da memória e da representatividade da mulher na política e na cultura. Mais do que um grupo musical, o Samba da Antonieta é um movimento de resistência, memória e celebração da identidade do samba.
Agenda do Samba da Antonieta nas Escolas (Itajaí):
13 de outubro (segunda-feira)
10h30 – Escola Básica Gaspar da Costa Moraes (Fazenda)
13h30 – Escola Básica Maria Dutra Gomes (Dom Bosco)
15h30 – Escola Básica João Paulo II (Cordeiros)