Evento será no Parque das Itoupavas, terá intérprete de libras e oficina gratuita para ensinar habilidade da leitura
Foto: Divulgação/SMCQuem participar da próxima edição do Parque da Leitura, sábado, dia 16, poderá acompanhar a oficina gratuita de contação de histórias. A ação contará com a presença das crianças do Rotary Kids, além dos frequentadores daquela área de lazer. A programação começa às 9h no Parque Alcântaro Corrêa (Parque das Itoupavas), localizado às margens da BR-470, no bairro Fidélis.A ação de incentivo à leitura, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), conta com o apoio do Garcia Supermercados e do Rotary Kids Blumenau, além da parceria com a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), que viabilizará a tradução das histórias em Libras.
A abertura será marcada pela oficina “Como fazer uma contação de histórias”, ministrada pelas coordenadoras dos projetos de leitura da SMC, Cinára Schaefer e Graciana Beck. A aula gratuita é aberta ao público interessado em aprender técnicas e inspirações para narrativas orais. “O Parque da Leitura é a prova de que é possível despertar o interesse de jovens pelos livros. Esta é uma edição especial em que receberemos amigos e parceiros para que o programa alcance o maior número de pessoas”, salienta o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann.
A edição terá como ponto alto as crianças contando histórias. “Será um dos momentos mais esperados do dia. A ideia é que essa ação ofereça ferramentas para que todos possam sair do parque sabendo contar histórias. Quando uma criança conta histórias, o encantamento se multiplica”, afirmam Cinára e Graciana.
O Parque da Leitura busca aproximar crianças, adolescentes e adultos da literatura de forma lúdica, acessível e ao ar livre, fortalecendo o vínculo entre comunidade, cultura e natureza. Para tornar a manhã ainda mais agradável, será servido um lanche aos frequentadores do evento.
Fonte: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu