Produtores artesanais de mais de 320 cidades de todas as regiões do país participaram da maior competição de queijos, manteiga e, pela primeira vez, doce de leite, em Blumenau nesta semana
O Prêmio Queijo Brasil consagrou, nesta quinta-feira (10), os grandes vencedores da oitava edição da maior competição de queijos, manteiga e, pela primeira vez, doce de leite do país. Realizado em Blumenau, o concurso reuniu 618 produtores artesanais de mais de 320 cidades de todas as regiões brasileiras, que inscreveram 2.291 amostras para serem avaliadas por 140 especialistas em produtos lácteos.
De 7 a 9 de julho, os jurados analisaram as amostras em degustações às cegas, seguindo critérios como aparência, cor, aroma, textura e as características que garantem a fidelidade dos rótulos aos estilos indicados. A cerimônia de premiação homenageou os melhores queijos, manteiga e doce de leite produzidos artesanalmente no Brasil.
Para Bruno Cabral, um dos idealizadores e diretor geral do Prêmio Queijo Brasil, “este ano o concurso foi muito especial, porque tivemos um crescimento muito significativo na participação de produtores artesanais de todo o país, com um incremento de 48% no número de amostras da última edição para cá, o que nos levou a convidar 50 jurados a mais para a avaliação, então tivemos uma evolução muito grande no evento”.
Minas Gerais, com sua tradição queijista, ficou com 33% das medalhas. Em segundo lugar, Paraná com 14% e em terceiro Santa Catarina, com 10%. A região Sudeste angariou 49% das medalhas totais, o Sul ficou em segundo lugar com 31% e o Nordeste em terceiro, com 11%. Entre as medalhas de ouro, os jurados escolheram os nove melhores queijos, a melhor manteiga e o melhor doce de leite do país, formando a Seleção Queijista, composta por uma diversidade de estilos que representa a máxima qualidade da produção brasileira (confira lista abaixo).
O prêmio faz parte da extensa programação do Festival Nacional do Queijo, que abriu as portas ao público geral na manhã deste mesmo dia 10 de julho até o próximo domingo, 13, para oferecer experiências gastronômicas, conhecimento técnico, degustações e harmonizações, em um rico ambiente de networking para quem já está ou deseja se inserir no promissor mercado queijeiro, se consolidando como um ambiente estratégico de capacitação e conexões. Mas também como um passeio imperdível para aqueles que apreciam, além dos queijos, a gama de charcutaria, geléias, doces, azeites, cervejas, vinhos e muitos outros produtos que os mais de 80 expositores trouxeram para a feira gastronômica deste ano.
“O Festival Nacional do Queijo marca um novo momento do Prêmio Queijo Brasil, promovendo um encontro ainda maior entre produtores e apreciadores da boa gastronomia. Um momento único de degustações, aprendizados e muitas experiências”, celebra Fabrício Scalco, diretor executivo do evento.
Com mais três dias inteiros de atividades, os ingressos para o Festival Nacional do Queijo e as inscrições para as oficinas e palestras estão disponíveis na plataforma Sympla. O evento é pet friendly, acessível a todas as idades e ideal para quem busca experiências culturais, gastronômicas e de lazer em família ou com amigos. Além das atrações principais, o ambiente oferece estrutura coberta, conforto e segurança.