Edição deste ano tem como foco as condições climáticas e os impactos sentidos pela população
Foto: Sérgio Antonello/SMCA 19ª Primavera dos Museus começa nesta sexta-feira, dia 19, com programações culturais que prosseguem até 28 de setembro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a edição deste ano demonstra preocupação com os impactos das variações climáticas. E é nessa linha que seguem as ações organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).A temporada de eventos preparada pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB) convida a comunidade a refletir sobre o tema proposto na ótica ambiental e social. As atividades serão adaptadas conforme o perfil do público - crianças, adolescentes ou adultos. “Blumenau participa anualmente da Primavera Nacional dos Museus, reafirmando que nossos museus não estão isolados, mas conectados a temas relevantes e em diálogo permanente com instituições culturais de todo o Brasil”, destaca o secretário municipal de Cultura Sylvio Zimmermann.
As ações mediadoras começam já nesta sexta-feira, dia 19, nas salas expositivas do MAB, onde serão atendidas crianças e grupos agendados. As atividades são elaboradas em torno da temática proposta pelo Ibram - “Museus e Mudanças Climáticas”.
Na Sala Elke Hering, onde está a exposição “A Narrativa da Natureza”, do artista alagoano Jadielson dos Santos Lima (Branco), o eixo de mediação será natureza, memória e simbolismo, fazendo conexões com secas, enchentes ou outros fenômenos climáticos que transformam vidas e culturas de uma região. Na Sala Roy Kellermann, a exposição Metafísica da Visão, de Alessandro Giusberti, terá como eixo central a cidade, a transformação e a poética urbana. “A mediação buscará entender como as mudanças ambientais impactam a vida urbana, salientando as ilhas de calor, enchentes e poluição”, explica a gerente do MAB, Mia Ávila.
Na Galeria Municipal de Arte – Sala Alberto Luz, a exposição “superposições”, de Cristina Odebrecht, vai abordar a matéria, a transformação e a imprevisibilidade. O eixo de discussão busca entender o impacto da ação humana sobre a matéria e como é o diálogo com os fluxos imprevisíveis da própria natureza.
Ainda na Galeria Municipal de Arte, a exposição Silêncio Industrial, de Márcia Lepage, terá como eixo de mediação a industrialização, os resíduos e o impacto humano. A ação procura explicar como os resíduos industriais e urbanos interferem no clima e se pode haver beleza nos descartes daquilo que a população costuma chamar de “resto”.
A proposta para a Galeria do Papel, diante da exposição “Um metro e meio (1,5 m)”, de Renata Lepage, será a paisagem, o olhar e a memória. Fará conexão com os registros e as lembranças de um mundo em constante transformação.
Seguindo a programação, no sábado, dia 20, ocorre o 3º Encontro Anual da Bluap contará com a participação de representantes da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (FAAPSC). O encontro prevê a posse da nova diretoria (gestão 2025–2027), visitas às exposições do MAB e início de um projeto de pintura. “Sediar encontros e reuniões de planejamento com a FAAPSC e a Bluap fortalece as relações entre as instituições, amplia o diálogo sobre arte e cultura e inspira novos caminhos a serem trilhados em rede”, menciona Mia.
O tempo
Na terça-feira, dia 23, será exibida a videoarte “O Tempo: Ecos e Rupturas”, de Nassau de Souza. Serão duas sessões - às 9h30 e 14h -, no Auditório Carlos Jardim, SMC (Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico). A programação é voltada para alunos e professores da EEB Luiz Delfino (turmas de terceirão) e comunidade em geral. A exibição prevê ações complementares, como rodas de conversa, acessibilidade comunicacional e atitudinal. O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público SMC 05/2024.
O Projeto FamiliArte, desenvolvido em parceria com o CEI Brandina Buerger, chega a sétima edição, sempre realizado na semana da Primavera dos Museus e alinhado à temática proposta pelo Ibram. O encontro no dia 27 de setembro, das 9h às 12h, no Espaço Elfy Eggert, na SMC, contará com a apresentação dos trabalhos de professores, crianças e familiares.