Programação festiva terá show italiano com a Banda Municipal, poesias e homenagens aos frequentadores
Foto: Divulgação/SMCA Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller comemora 73 anos na próxima quarta-feira, dia 30, com uma programação que iniciará às 9h e vai priorizar a poesia, homenagens e um repertório de músicas italianas. Na mesma data, um dos seus programas mais importantes, a Biblioteca Ambulante, completará 48 anos. As festividades contarão com apresentação da Banda Municipal, declamação de poesias com Flávio Antônio Ferreira e entrega de certificados aos amigos da biblioteca. A biblioteca fica na Alameda Duque de Caxias, 64.
Somente nos últimos 10 anos, as ações, programas, projetos e eventos voltados para a preservação da cultura, educação, inserção social, leitura e literatura atingiram um público estimado em 293 mil pessoas. O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann, diz que é muito bom poder vivenciar a longevidade da biblioteca, ver a vitalidade de um espaço dedicado à leitura e a conexão de gerações por meio do amor aos livros e ao conhecimento. “Nessa data também parabenizamos toda a equipe da Biblioteca pela incansável dedicação às pessoas que frequentam este patrimônio tão precioso para Blumenau”, comemora.
Para a gerente Cristina Carvalho, a biblioteca municipal é uma importante ferramenta de apoio para os amantes da leitura na cidade. “A biblioteca nos proporciona a magia do conhecimento em toda plenitude. É a guardiã de vastos acervos que nos ajudam a trilhar o caminho das letras, dos sentimentos de tantos autores e tudo isso sem barreiras de idioma, nacionalidade ou distância”, diz ela.
Trajetória
A história da biblioteca municipal começou em 1940 com um acervo de apenas 2 mil livros. A institucionalização ocorreu no dia 30 de julho de 1952 com a Lei Número 354, que a nomeou em homenagem ao trabalho do naturalista alemão Dr. Fritz Müller. No ano de 1963, a biblioteca foi instalada no terreno de Edith Gaertner, doado à Casa Dr. Blumenau, atual Secretaria Municipal de Cultura. “Em 1980, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras, mas duas grandes enchentes, em 1983 e 1984, ocasionaram a perda de quase 75% da coleção. Em 1986, foi inaugurado o novo espaço que abriga até os dias atuais a biblioteca e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva”, lembra Cristina.
O acervo atual é composto por 54 mil volumes para leitura, empréstimo e pesquisa. A coleção engloba títulos para os mais variados gostos literários: romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história e informação atualizada.Foto: Divulgação/SMC
O programa Biblioteca Ambulante também está em festa este mês: há 48 anos a Kombi percorre as estradas do interior levando para as escolas isoladas livros, sonhos, inclusão social, cultural e histórias sobre rodas.
Atividades desenvolvidas pela biblioteca
Hora da Leitura: contação de histórias, inclusive para bebês (Bebeteca)
Visita Orientada
Contos e Encontros: Einenn Kaffee mit Freunden. Programa de incentivo à língua alemã. Neste ano, o programa foi estendido para as escolas bilíngues alemãs e com encontro bimestral
Clube do Livro
Semana da Troca
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Semana Monteiro Lobato
Dicas de Leitura
Contação de Histórias
Outras ações: palestras, oficinas, debates, rodas de conversa, lançamentos de livros, exposições temáticas, auxílio em pesquisas, internet pública, semanas e saraus literários e resgate da língua alemã