Além da estrutura física acessível no teatro, o espetáculo contará com intérprete de Libras e os músicos foram preparados para realizar audiodescrição pessoal, do palco e dos instrumentos. Ao final da apresentação, pessoas com deficiência visual poderão participar de uma visita tátil ao palco e conhecer os instrumentos com as mãos. A equipe também contará com monitores treinados para prestar acessibilidade atitudinal e toda a divulgação do show também foi pensada para garantir acessibilidade comunicacional.
Segundo Rebeca Chiquetto, idealizadora e intérprete do projeto, a proposta nasceu da vontade de criar uma ponte entre a música cristã contemporânea e a pluralidade rítmica brasileira. O objetivo é ampliar o repertório do público e valorizar a expressão da fé em uma estética culturalmente rica. “A música cristã no Brasil ainda carrega uma forte influência estrangeira, muitas vezes limitada em termos harmônicos e rítmicos. Com este show, queremos mostrar que é possível unir espiritualidade e brasilidade, sem perder a profundidade da mensagem. E o mais importante: queremos que essa vivência seja acessível a todas as pessoas”, destaca Rebeca.
O show “O Canto da Intenção” traz oito músicas no repertório, sendo que três delas terão arranjos inéditos, com elementos da música popular brasileira e da música erudita. Uma das canções também contará com a participação de um coral. O trabalho é resultado de uma extensa pesquisa artística de Rebeca Chiquetto, realizada durante sua formação no Conservatório de Música Popular de Itajaí.
Ensaio aberto para estudantes e entidades de pessoas com deficiência
Como contrapartida cultural, no mesmo dia do show, às 14h30, será realizado um ensaio aberto ao público, também no Teatro Bruno Nitz. A ação é voltada especialmente para alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e instituições de apoio a pessoas com deficiência. A intenção é democratizar o acesso à música, proporcionar contato com os bastidores de um espetáculo profissional e formar novos públicos para as artes.
O projeto ainda realizou, em julho, duas oficinas de canto voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco em empoderamento, expressão vocal e autoconhecimento. A ação beneficiou mães atendidas pela ação social “Se essa rua fosse minha”. Cerca de 40 pessoas participaram das oficinas.
“O Canto da Intenção” é um projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú, LIC015/2024. Mais informações em (47) 99102-6183 (Ana Clara Marques).
Sobre a cantora
Rebeca Chiquetto iniciou sua relação com a música aos três anos de idade, cantando em igrejas e eventos infantis. Aos 14 anos, passou a estudar teclado e canto, e desde então se destaca como cantora, tecladista e professora. Sua carreira inclui apresentações em bandas gospel, cerimônias, casamentos e eventos diversos. Em 2018, participou como backing vocal do show Doulos – Inaê Lara. Formada em Canto pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí, em 2024, Rebeca integra hoje o coral Vozes em Harmonia, é vocalista do trio Rosa de Samba, além de fazer parte da equipe musical da igreja Missão 58 e atuar como professora de canto.